Apoio à Aprendizagem - No CMI Évora podemos ajudar!
- CMI Évora
- Jan 8
- 3 min read
Updated: Jan 9
Sempre que os pais ou cuidadores percebem que o comportamento ou o bem- estar emocional da criança está a afetar negativamente a sua vida quotidiana, o desempenho escolar ou as relações sociais, é o momento de procurar ajuda profissional.

RECURSOS ESPECIALIZADOS DE APOIO À APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DISPONÍVEIS NO CMI:
Pedopsiquiatria
Psicologia Infantil
Terapia da Fala
Terapia Ocupacional
QUANDO PROCURAR AJUDA:
1. Transtornos de Ansiedade
Exemplos: Transtorno de ansiedade generalizada, fobias específicas (medo de escuro, de ir à escola, etc.), transtorno de ansiedade de separação.
Sinais: Medo excessivo, preocupação constante, dificuldade em lidar com mudanças ou situações novas.
2. Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Exemplos: Dificuldade em manter o foco, impulsividade, comportamentos hiperativos.
Sinais: Dificuldade em prestar atenção, comportamento impulsivo e dificuldades de controle emocional.
3. Depressão Infantil
Exemplos: Tristeza persistente, falta de interesse em atividades que antes eram agradáveis, mudanças de apetite ou sono.
Sinais: Isolamento social, baixo nível de energia, irritabilidade, mudanças no desempenho escolar.
4. Problemas de Comportamento (desafios de conduta)
Exemplos: Desobediência, agressividade, oposição, explosões emocionais.
Sinais: Comportamento desafiador em casa ou na escola, dificuldade em se ajustar a regras sociais.
5. Traumas e Abusos
Exemplos: Abuso físico, emocional ou sexual, perdas significativas (morte de um ente querido, divórcio, mudança de cidade).
Sinais: Regressão em comportamentos (como chuchar no dedo), pesadelos, flashbacks, medo excessivo, alterações no comportamento social.
6. Dificuldades de Adaptação
Exemplos: Adaptação a novas situações, como mudanças de escola, mudanças familiares (divórcio, separação dos pais), ou perda de um ente querido.
Sinais: Mudanças no comportamento, como agressividade ou retraimento, dificuldades em fazer amigos, diminuição do desempenho escolar.
7. Transtornos de Alimentação
Exemplos: Comportamentos alimentares desordenados, como anorexia ou bulimia, mas também dificuldades emocionais relacionadas à comida.
Sinais: Rejeição de alimentos com determinadas cores, formas ou texturas, perda ou ganho de peso inexplicáveis.
8. Transtornos do Sono
Exemplos: Insónia, pesadelos frequentes, sonambulismo, dificuldade para adormecer.
Sinais: Dificuldade para dormir, medo de dormir sozinho, acordar frequentemente durante a noite.
9. Dificuldades de Socialização
Exemplos: Dificuldade em fazer ou manter amigos, problemas para interagir com outras crianças, timidez excessiva ou comportamento agressivo em interações sociais.
Sinais: Isolamento, falta de confiança nas interações com outras crianças, comportamentos inadequados em contextos sociais.
10. Perturbações de Desenvolvimento
Exemplos: Distúrbios como autismo, dificuldades de comunicação e interação social, desenvolvimento motor atrasado.
Sinais: Comportamentos repetitivos, dificuldades em compreender e expressar emoções, ou em estabelecer conexões sociais.
11. Violência ou Stress
Exemplos: Crianças que testemunham violência doméstica, bullying na escola, ou que vivenciam situações de grande stresse.
Sinais: Comportamentos agressivos, regressão a estágios anteriores do desenvolvimento, irritabilidade, distúrbios de sono e alimentação.
12. Dificuldades Escolares
Exemplos: Dificuldade para acompanhar o currículo escolar, baixa autoestima relacionada com o desempenho académico.
Sinais: Desmotivação para estudar, queda no rendimento escolar, medo ou aversão à escola.
13. Problemas de Autoestima
Exemplos: Sentimentos de inferioridade, autocrítica excessiva, ou incapacidade de lidar com críticas.
Sinais: Dúvidas sobre si mesmo, comportamento agressivo ou autoagressivo, ou fuga aos desafios.
14. No campo de atuação da Terapia da Fala, podemos ainda ajudar em patologias relacionadas com:
Comunicação, fala, a linguagem, a voz, a respiração, a fluência do discurso, as funções musculares orais e faciais, a mastigação, a deglutição, a leitura e a escrita.
15. No campo de atuação da Terapia Ocupacional, podemos ainda ajudar em patologias relacionadas com:
Paralisia cerebral, Síndrome de Down ou atraso no desenvolvimento psicomotor, transtorno de hiperatividade e deficit de atenção (TDAH) e transtorno de hiperatividade e deficit de atenção (TDAH).
O terapeuta ocupacional também pode complementar o tratamento de transtornos alimentares, depressão, ansiedade ou esquizofrenia, por exemplo.
Investir na saúde mental infantil garante um futuro mais saudável e equilibrado.
O papel dos pais, educadores e profissionais de saúde são fundamentais para proporcionar um ambiente que promova o crescimento saudável e a felicidade das crianças.
E lembre-se, Nós podemos ajudar!
Saiba mais sobre a nossa Pedopsiquiatra, Salomé Ratinho, AQUI
Saiba mais sobre a nossa Psicóloga Infantil, Sophie Fachada, AQUI
Saiba mais sobre a nossa Terapeuta da Fala, Filipa Barrigó, AQUI
Saiba mais sobre a nossa Terapeuta da Fala, Raquel Messias, AQUI
Saiba mais sobre a nossa Terapeuta Ocupacional, Joana Pestana, AQUI
Saiba mais sobre a nossa Terapeuta Ocupacional, Raquel Ferreira, AQUI Saiba mais sobre a nossa Terapeuta Ocupacional, Inês Loupas, AQUI
MARQUE A SUA CONSULTA AQUI
Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.
Comentarios